O QUE É A ESCOLIOSE?

“A ESCOLIOSE É UMA PATOLOGIA QUE APRESENTA ASPECTOS MUITO COMPLEXOS. POR ESTAS RAZÕES A DEFINIÇÃO PROPOSTA NO ITALIAN NATIONAL GUIDELINES É MAIS COMPLETA: “É UMA DEFORMIDADE ESTRUTURAL COMPLEXA DA COLUNA VERTEBRAL QUE LIGA OS TRÊS PLANOS ESPACIAIS: NO PLANO FRONTAL, ELA SE MANIFESTA COM UMA FLEXÃO LATERAL, NO SAGITAL COM UMA MUDANÇA NAS CURVATURAS (MUITAS VEZES CAUSANDO A SUA REVERSÃO), E NO AXIAL COM UM MOVIMENTO DE ROTAÇÃO”.



Hoje é ultrapassado descrevê-la como somente “um desvio lateral da linha vertical normal da coluna vertebral”.

Escoliose Estrutural e a Escoliose Funcional

Escoliose estrutural ou apenas escoliose, deve ser diferenciada da escoliose funcional que é uma curvatura espinhal secundária com causas extra-espinhais conhecidas, como por exemplo: diferença de tamanho em membros inferiores ou assimetria no tonus dos músculos para-vertebrais. Essa escoliose funcional é comumente reduzida total ou parcialmente depois que a causa é eliminada, por exemplo na posição reclinada.

A Escoliose Idiopática representa 80% das escolioses estruturais. Esse termo foi introduzido por Kleingberg (1922) e é aplicado a todos os pacientes nos quais não é possível encontrar uma patologia específica causando a deformidade; de fato ela aparece em crianças aparentemente saudáveis e pode progredir devido a múltiplos fatores durante a cada “estirão”, períodos rápidos de crescimento. Por definição a Escoliose Idiopática é de origem desconhecida e provavelmente devido a causas diversas.


Por todas essas complexidades que todo cuidado é pouco com relação a avaliação e tratamento da escoliose, e uma equipe multiprofissional é de suma importância na condução desse processo. A Reabfisio sempre atenta essas questões , promove eventos de atualização de toda equipe através de palestras e atendimentos de pacientes com escoliose .


Devida a complexidade do cuidado com escoliose, e a necessidade de um contar com uma equipe multiprofissional, a Reabfisio promoveu eventos para toda equipe com a participação do médico Dr Denis Sakai e também do nosso amigo e professor adjunto da RPGSouchard Alberto Silveira, afim de nos manter atualizado e sempre poder oferecer um serviço de qualidade e responsável para nossos clientes. “