O que fazer com as dores nas costas?



De repente, aquela fisgada. Aquela dorzinha chata que não melhora. Incômodo para sentar, para levantar, para permanecer em pé. As dores na região são comuns (mas não podem ser consideradas normais) e podem ter diferentes causas, desde a má postura, falta de exercício físico (ou o excesso dele), colchão inadequado e, até mesmo, outras doenças que precisam ser investigadas mais profundamente.


Não se trata de uma questão de idade ou apenas de postura. Embora o indicado é que, ao perceber o problema, o paciente consulte um profissional da saúde habilitado para descobrir a origem, mas grande parte dos pacientes opta pela auto medicação, Há quem acredite, por exemplo, que o repouso, medicamentos antiinflamatórios e relaxante muscular, e tratamentos caseiros são suficientes para aliviar os sintomas.


Todos esses tratamentos podem, sim, contribuir para que os sintomas diminuam e para o alívio momentâneo da dor, mas também mascaram o problema.

O que fazer para evitar as dores nas costas? Veja algumas dicas que a ReabFisio separou para você.


Movimente-se: Pode parecer contraditório se movimentar para dores nas costas, mas não é. Os exercícios ajudam a manter o corpo ativo e com as funções preservadas. Quanto mais tempo parado, mais rígido o corpo fica. Lembre-se que o corpo se adapta ao que fazemos e como o utilizamos.

Para quem não tem o hábito de se exercitar, a dica é começar com a volta da rotina - mesmo que de forma adaptada, e iniciar atividades físicas com leves caminhadas.


Mude de posição com frequência: Permanecer na mesma posição por muito tempo pode fazer com que as dores nas costas piorem. Da mesma forma que o repouso absoluto faz com que a musculatura e os ligamentos fiquem tensos, permanecer numa mesma postura também, fazendo com que as dores se intensifiquem.


Faça pequenas pausas durante o dia: Não espere sentir dor para começar a cuidar do seu corpo. Durante o dia, faça pequenas pausas, se movimente e aproveite para se alongar.

O alongamento contribui para aumentar a flexibilidade do corpo, relaxar a musculatura e melhorar a circulação. Alongue todos os membros: braços, pernas, costas, pescoço, lombar.


Não se automedique: Você já sabe, mas nunca é demais lembrar que a automedicação é prejudicial à saúde. A automedicação passa também pelo autodiagnóstico. E é aí que mora o perigo!

Um problema que pode parecer pequeno, pode ser indício de algo maior. Portanto, assim que aparecer qualquer desconforto ou sintomas, procure por ajuda médica especializada.


Invista em terapia de reequilíbrio muscular. Além dos pequenos cuidados do dia a dia, investir em terapias que ajudem a reequilibrar a musculatura e melhorar o alinhamento articular podem ajudar a evitar e a resolver o problema de dores nas costas. A RPG Souchard, fisio pilates e exercícios resistidos são exemplos de atividades que podem ser realizadas e que ajudam na prevenção da dor.


Agende uma avaliação em nossa clínica:

(11) 4193- 3196 (11) 94892-3000

contato@reabfisio.com.br