top of page

O peso da mochila escolar tem relação causal com dores nas costas ??



Está na hora do retorno às aulas presenciais de nossas crianças e adolescentes e também do leva e traz da tradicional mochila escolar cheia de materiais.


O peso da mochila escolar tem relação causal com dores nas costas ??🎒


Fomos procurar 👀 em três estudos recentes a relação direta entre mochila escolar e dores de coluna.Porém, essa relação nexo causal não pode ser estabelecida devido a diversas variáveis, como nível de atividade física da criança, nível de desenvolvimento psico neuromotor, alimentação, hidratação, sono e stress. Portanto qualquer recomendação sobre o limite peso da mochila devem ser vistas com cautela.


Como sugestão orientamos para que o peso da mochila fique entre 10 a 20% do peso corporal e que de preferência fique bem ajustado ao corpo, bem próximo e não pendurada.


Caso a opção seja de uma mala de rodinhas, um outro estudo diz que uma mala escolar de rodinhas padrão se encaixa bem para crianças entre 120 a 160 cm de altura.


Portanto, como não tem uma relação direta mochila e dores, oriente as crianças e adolescentes a se movimentarem mais, se exercitarem mais, se alimentarem melhor e ter uma boa qualidade do sono que sem duvidas a probalidade de ter qualquer problema vai diminuir bastante.


Seu filho (a) sente dores nas costas? Entre em contato:




bottom of page