top of page

Manguito rotador do ombro


Manguito Rotador é um grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor) e tendões que servem para estabilizar o ombro. Esses músculos são fundamentais nos movimentos pois cobrem a cabeça do úmero (parte do osso do braço que se conecta com a Cintura Escapular (escápula e clavícula).


Existem diversas formas de lesionar o ombro: impacto por quedas e acidentes (fraturas, luxação, distensão muscular), atividades como nadar ou arremessar, movimentos repetitivos (tendinites e bursites) e degeneração (artrose).


O Mangulto Rotator


O movimento do braço está diretamente ligado à escápula, que se encontra nas costas. No dia a dia, a tensão e o estresse fazem com que os ombros se aproximem das orelhas, o que irá causa dores no pescoço, nos ombros, nas costa e nos braços. e quando o ombro está elevado, a pontinha da escápula pode pinçar ou comprimir o nervo ou tendão causando lesões e dor.


É importante tratar dos sintomas, sem esquecer de cuidar da causa. A fisioterapia pode introduzir movimentos de soltura e relaxamento, e fortalecer e aumentar os movimentos. Os benefícios virão não só durante o tratamento, mas no dia-a-dia, corrigindo alguns vícios de postura, de esforço, etc.

bottom of page