Fascite Plantar - Causas e Tratamentos

A Fascite plantar é o nome dado ao processo inflamatório da fáscia plantar, uma estrutura que recobre a planta do pé, conectando os dedos ao osso do calcanhar. Ela tem a função de dar suporte ao arco plantar, amortecendo e distribuindo os impactos aos quais esta estrutura é submetida durante o apoio e a marcha.

Causas da Fascite Plantar

As causas da fascite plantar são variadas como provocadas pelo estiramento (quando há falta de alongamento), alterações hormonais que provocam hipotrofia da gordura plantar, trauma direto, doenças sistêmicas e síndromes miofasciais, que também podem provocar fascite plantar.

Sintomas

O sintoma mais característico da fascite plantar, é uma dor aguda na planta do pé, perto do calcanhar sendo mais forte na parte da manhã, e piorando depois de ficar em pé por muito tempo ou depois de se levantar de uma posição sentada. A dor se desenvolve gradualmente e vai piorando com o tempo, e ficando mais tensa após as atividades físicas.

Encurtamento da musculatura intrínseca do pé;

Diferença de comprimento entre os membros inferiores;

Obesidade;

Algumas atividades físicas que colocam o calcanhar em situações de impacto frequente, como ballet, ginástica e corrida;

Tempo prolongado em pé ou caminhando;

Calçados inadequados. Uso de calçados de sola fina, como as famosas rasteirinhas, ou de solas muito gastas, que oferecem pouco suporte;

Alterações da marcha;

Tratamento

A Terapia por Ondas de Choque – TOC – é um método indolor e não invasivo, através de ondas acústicas. O tratamento é feito por profissionais capacitados. Na maioria dos casos, a eficácia da do tratamento é percebida logo após as duas primeiras aplicações. Não há internação e também minimiza o uso crônico de medicações, reduzindo efeitos colaterais e os gastos com medicamentos.

Mantenha sua qualidade de vida. Em caso de suspeitas de fascite plantar, procure nossa clínica. A ReabFisio é pioneira no tratamento por ondas de choque na região de em Alphaville.

Agende uma avaliação em nossa clínica: www.reabfisio.com.br (11) 4193- 3196 (11) 94892-3000 contato@reabfisio.com.br