Artrose de Joelho

• A artrose no joelho é um tipo de comprometimento grave desta articulação que provoca sinais como:

• Dor no joelho após esforços e melhora com o repouso: numa fase mais avançada, as dores podem impedir o indivíduo de dormir à noite

• Rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repousoPresença de estalos ao movimento ou “crepitações”

• Inchaço e calor: geralmente na fase inflamatória

• Sensação de aumento de tamanho do joelho: devido ao crescimento dos ossos ao redor do joelho

• Movimentos mais limitados: especialmente esticar o joelho totalmente

• Dificuldade em apoiar a perna no chão

• Músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados

• Nestes casos é muito comum que os dois joelhos sejam afetados, mas seus sintomas podem ser diferentes de um para o outro e isto se deve ao grau de comprometimento de cada articulação.

Com o passar do tempo, essa doença do joelho vai piorando e começam a surgir sintomas como deformidades da articulação e muitas dores, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para andar e maior tendência a mancar.

O tratamento para artrose no joelho pode ser feito com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares que ajudam na restauração da articulação. Além disso, é importante realizar fisioterapia e, nos casos mais graves, pode-se recorrer à infiltração com corticoides ou até mesmo a uma cirurgia, que pode ser uma artroscopia, por exemplo.