top of page

Acompanhamento Termografia



A Termografia, ou a Termometria Cutânea Infravermelha, é um método de diagnóstico por imagem que capta e registra a emissão de calor da superfície do corpo humano, um processo dinâmico que pode ser alterado em diversos estados patológicos.


ReabFisio® tem como objetivo a prevenção de lesões e dores musculares e articulares, ou melhor, uma total gestão da saúde: prevenir, orientar e tratar.


A dificuldade em se avaliar e quantificar a dor deve-se ao componente subjetivo e por isso já é considerada internacionalmente o “Quinto Sinal Vital” (BONICA, 1990; Riberto; Kazyiama; Imamura et al, 1997; Fischer; Dubo; Cassius et al; 2002).


Por isso que aqui na ReabFisio®, a fim de acabar com a subjetividade da quantificação da dor, além das avaliações funcionais manuais provenientes e pertinentes da fisioterapia, nós fazemos aplicação sistemática de questionários convalidados cientificamente da lesão específica do paciente. Também é a 1ª clínica de fisioterapia do Brasil a incluir em sua avaliação a imagem termográfica com intenção de monitorar o tratamento, quantificar a dor, visualizar a queixa do paciente, detectando locais de sobrecarga mecânica e fadiga muscular.


A câmera termográfica é extremamente sensível, pois capta alterações de temperatura com diferença de 0,1°C, o que já é muito abaixo do que a sensibilidade da pele é capaz de sentir. Portanto, como o aumento de temperatura é considerado como o primeiro sinal que algo está alterado em nosso corpo, através de avaliações termográficas periódicas em pacientes que receberam alta e iniciam uma atividade física, em atletas amadores e alunos de grupo de corrida, e até em avaliações de postura de trabalho nas empresas resultando na ideal orientação de prevenção nas lesões.


ReabFisio® acredita que prevenir e orientar é fazer uma gestão de saúde postural e músculo articular aos nossos clientes.




Termografia Esportiva


O diagnóstico auxiliar pela termografia em atletas pode ser muito importante para o tratamento mais efetivo e correto. As lesões são traumas que sucedem de uma série de alterações no músculo e tecido conjuntivo. Consequentemente desencadeando o processo de inflamação que acelera o metabolismo e, respectivamente, aumenta o calor (radiação térmica) na região. Mínimas alterações do gradiente de temperatura podem ser detectadas e analisadas com facilidade no diagnóstico por imagem térmica.


Visto que a Termografia é um método não invasivo e preciso, as alterações do gradiente mostram precocemente o início do processo inflamatório que pode ainda não se manifestar com sintomas de dor e sinais visíveis como edema. Ou seja, ela age de forma preventiva.

Previna-se contra lesões


  • Aquecer antes de qualquer exercício;

  • Fazer alongamentos antes e depois de praticar um exercício;

  • Não intensificar os treinos além do limite do seu corpo;

  • Analisar os riscos de cada exercício;

  • Usar equipamentos de proteção específicos para cada modalidade desportiva.

  • Identificar precocemente aumento irregular de temperatura muscular e articular


bottom of page