top of page

Vai perar o LCA (Lesão Do Ligamento Cruzado Anterior)? Saiba o que fazer no seu pós operatório !



Um trabalho pré operatório com ênfase em controle da dor e edema, ganho de adm, manutenção da força geral e treino sensório motor controlado é sempre bem vindo. Porém nesse período é importante evitar exercícios que contenham saltos, giros sobre o joelhos e mudança de direção.


Pos cirúrgico de LCA , quando largar as muletas ?


A Reabfisio se utiliza de metas paras as fases da reabilitação de cirurgia do ligamento cruzado anterior LCA e para liberação do uso das muletas não é diferente. Para a liberação das muletas no pos operário do LCA as metas a serem alcançadas é ADM completa da extensão do joelho , contração e força do quadríceps, estabilidade postural, ausência ou minima dor, levando a biomecânica normal da marcha .


Pos cirúrgico de LCA, quando voltar a dirigir ?


Essa é uma questão muito importante e corriqueira nos pacientes pos cirúrgico de LCA e que na realidade vai depender muito qual o joelho que foi operado e se o carro é câmbio automático ou manual. Se o paciente operou o joelho esquerdo e tem carro automático, em aproximadamente 2 semanas poderia voltar a dirigir, porém se o carro for de câmbio manual, aproximadamente de 4 a 6 semanas. Agora se o joelho operado for o direito, independente do carro ser câmbio automático ou manual, a liberação poderá ocorrer entre 4 e 6 semanas.


Pos cirúrgico de LCA , quando voltar a correr ?


Mais uma questão muito importante no pos cirúrgico do joelho é quando que o paciente pode voltar a correr em linha reta e temos que tomar cuidados pois temos algumas metas para serem conseguidas antes da liberação. Para um retorno seguro a corrida em lugar plano, temos alguns critérios que seguimos como Dor minima <2 , índice de simetria da flexão em 95% , ausência de déficit de extensão, ausência de edema, entre 8 e 14 semanas de PO, índice de simetria do quadríceps >70% e exercícios em CCF com qualidade e sem Dor.



Agende a sua avaliação na Reabfisio!!!


whatsApp:📱 (11) 94892-3000 ☎ (11) 4193- 3196 ​

📍ReabFisio - Al. Tocantins, 75 – cj. 1308 – Alphaville- Barueri/SP​

🕗Segunda – Sexta 07:00 – 20:00​


bottom of page